BLOG

Dicas

Dicas de decoração para criar um lavabo prático e cheio de estilo

30/09/2022

O lavabo é conhecido como o cartão de visitas de uma casa ou apartamento. Isso porque o ambiente é destinado ao uso dos visitantes para preservar a intimidade dos moradores, que costumam ter um banheiro exclusivo só para eles. Por isso, o ambiente fica próximo à entrada da casa ou à sala de estar e merece ter uma decoração caprichada, que pode, inclusive, ter um estilo bem diferente dos outros cômodos. 

Os lavabos surgiram nas casas durante a Idade Média no formato de um lavatório para lavar as mãos, principalmente antes das refeições e ao chegar da rua como forma de prevenir doenças. Ao longo dos anos, esse hábito perdeu força, mas voltou a ser praticado com mais frequência recentemente por causa da pandemia. Por isso, os lavabos devem ser uma tendência ainda mais forte nos novos projetos residenciais. 

Qual a diferença entre lavabo e banheiro?

O lavabo é opcional em um projeto e, geralmente, tem metragem compacta, somente o essencial para que uma pessoa consiga fazer um uso rápido e pontual. Por isso, o ambiente tem menos itens do que um banheiro. Bacia sanitária, cuba ou lavatório, torneira e espelho são os elementos básicos para equipar um lavabo com conforto.

Já o banheiro é um ambiente indispensável em uma casa e faz parte do dia a dia dos moradores para garantir a higiene pessoal. Costuma ser maior do que um lavabo porque precisa de mais itens, como ducha higiênica, cuba ou lavatório, chuveiro e/ou banheira, além de metais e acessórios.  

Mas, em casas ou apartamentos que não tem um espaço destinado ao lavabo (por serem construções antigas ou por serem imóveis bastante compactos), o banheiro precisa exercer as duas funções e, por isso, também é usado pelas visitas. Nesse caso, o ambiente precisa ser completo, com itens que também atendam as visitas com conforto, como toalhas de mão extras, por exemplo.   

Decoração de lavabo

O lavabo é um território livre para exercer a criatividade. Você pode seguir a decoração dos outros ambientes da casa ou investir em uma ambientação totalmente diferente e até mais ousada. Imagine a reação de um convidado ao entrar no ambiente e se deparar com um décor vibrante, cheio de estilo e personalidade. Por isso, vale investir tempo e recursos para criar uma decoração especial para o seu lavabo. Quer saber como? Confira as dicas a seguir!

Defina o estilo

Antes de tudo, é preciso definir o estilo de decoração que você quer para o seu lavabo. Você pode se inspirar em um visual minimalista, com poucos elementos, apostar em um ambiente boho, cheio de cores e estampas, ou ainda escolher elementos rústicos para montar o ambiente, com madeira e outras texturas naturais. Pense no estilo que tem mais a ver com você e com sua família e, depois disso, saia em busca de referências de lavabos decorados para se inspirar. 

Faça um moodboard

Depois que você definiu o estilo do seu lavabo, vale dedicar um tempo para montar um moodboard, que é uma espécie de painel onde se reúne referências visuais para o seu projeto. O objetivo é traduzir sua personalidade por meio de objetos, amostras de materiais, cores e imagens. O jeito mais simples de fazer isso é juntar as referências que você coletou em cima de uma mesa, por exemplo, ou pesquisar imagens na internet e montar um moodboard digital. Por fim, avalie se o conjunto funcionou e te agrada visualmente. 

Louças coloridas

Como o lavabo é um ambiente onde vale criar uma decoração cheia de personalidade, que tal apostar em louças coloridas? Atualmente, no mercado há várias opções de bacias e cubas que vão além do branco, como as encontradas no catálogo da Incepa. Os modelos das linhas Boss e Platinum são exemplos de louças coloridas da marca, que estão disponíveis em rosa e preto, além de tons de cinza e bege. Tudo no acabamento matte, que é tendência no universo da decoração. Quanto ao design, a aposta da vez são as bacias carenadas, que tem o sifão oculto na estrutura da peça e confere um visual mais clean ao ambiente, além de facilitar a limpeza.  

Iluminação é essencial

Como o lavabo faz parte da área social da casa ou apartamento, vale a pena investir em uma luz de temperatura quente para deixar a atmosfera mais aconchegante. E você ainda pode abusar da criatividade na hora de escolher a fonte de iluminação. Arandelas e pendentes podem ser uma boa opção para o lavabo.

Aposte em acessórios charmosos e plantas 

Não é preciso fazer uma grande reforma para deixar seu lavabo mais bonito. Alguns acessórios podem trazer praticidade no dia a dia e também criar um décor mais interessante. Cestos organizadores, por exemplo, podem ser usados para guardar toalhas enroladas, armazenar algodão, fio dental, absorventes, papel higiênico e outros produtos. Se tiver espaço na bancada, você também pode colocar caixinhas e bandejas, além de saboneteira e dispenser para álcool em gel.

As plantas também são bem-vindas para trazer sensação de bem-estar ao lavabo. Vale escolher cachepôs, vasos de piso ou hangers pendurados no teto. Entre as espécies indicadas, estão aloe-vera, jiboia, espada-de-são-jorge, zamioculca, eucalipto e lírio-da-paz. 

Paredes com algo a mais

Para garantir uma decoração cheia de estilo no lavabo, não se esqueça de pensar em como ficarão as paredes. Você pode escolher uma cor interessante para pintá-las, fazer um desenho geométrico ou orgânico ou apostar em um papel de parede estampado com folhagens, desenho retrô ou textura natural, por exemplo. No caso de papel de parede, escolha um modelo com acabamento vinílico, que é indicado para áreas molhadas.

 

Agora que você já tem o passo a passo de como decorar seu lavabo, é hora de colocar as dicas em prática e criar um ambiente lindo para impressionar seus convidados!

VOLTAR PARA O TOPO