BLOG

Dicas

Lavanderia pequena: 7 dicas para decorar e otimizar o espaço

03/10/2022

Quando pensamos em decorar a casa ou apartamento, quase sempre esquecemos da lavanderia, não é mesmo? Como esse ambiente está cada vez menor, escondido ou integrado a outro cômodo, é comum não sabermos como aproveitar o máximo de sua metragem e ainda mantê-lo em ordem. Mas é sempre bom lembrar que a área de serviço, por menor que seja, também ajuda a manter todos os outros cômodos organizados e, por isso, merece atenção especial.

Sendo assim, surge aquela dúvida frequente: como otimizar e obter uma lavanderia planejada pequena? Investir em móveis fixos, dobráveis, prateleiras e, claro, usar a sua imaginação ajudam a criar soluções funcionais e bonitas para o ambiente. A seguir elencamos  dicas que servem para você organizar, decorar e se orgulhar desse espaço!

1. Deixe a circulação livre

Garantindo que tudo possa ser aberto sem bater em nada, busque encostar o que você tem de grande na lavanderia junto à parede. Isso serve para a lavadora, secadora e armários. Existem modelos no mercado com as duas funções de lavagem e secagem e outros que podem ser apoiados um sobre o outro. Assim, você ganha mais espaço no ambiente.

2. Capriche na área de bancada

Cada vez mais úteis em espaços pequenos, as bancadas proporcionam versatilidade. Caso a lava e seca seja de abertura frontal, é possível colocar um tampo na parte superior que envolva, inclusive, o tanque. Já para quem tem uma lavadora com abertura superior, vale fixar um tampo dobrável, que pode abrir para cima e ser preso na lateral da parede. 

3. Escolha o melhor tipo de tanque para o seu caso

Em lavanderias pequenas, devemos usar tanque com coluna ou de embutir/sobrepor?  Tudo dependerá da quantidade de espaço de armazenamento que você precisa. Se o projeto prevê armários superiores, por exemplo, o tanque com coluna poderá ser usado tranquilamente. Porém, se você necessita ter mais um canto para guardar itens, poderá investir nos tanques suspensos, como os modelos P e PP da Incepa, que permitem o encaixe de um móvel. Inclusive, há uma opção de tanque PP com gabinete incluso! 

 

4. Verticalize com nichos e prateleiras

Guardar produtos de limpeza, utensílios menores e até pequenos eletrodomésticos, como ferro de passar, pode ser um desafio numa lavanderia pequena. Por isso, verticalizar o ambiente com nichos e prateleiras ajudam você a manter a organização. Em apartamentos pequenos você precisa aproveitar cada metro cúbico!

5. Armários fechados para esconder tudo

Você pode deixar os itens mais usados no dia dia à mão, mas evite colocar tudo à mostra para não pesar no visual da lavanderia. Gabinetes são ótimas opções para compor com o tanque suspenso e proporcionam um ambiente mais clean.  Armários aéreos também valem, na parte superior do tanque e lavadora. Se possível, adicione no projeto um móvel com maior comprimento e sem divisórias, para guardar itens como vassoura, rodo ou uma escada. Considere também ali um canto para aspirador e outras coisas que não caberiam em prateleiras e nichos.  

6. Varal discreto

Para deixar a decoração da sua lavanderia mais uniforme, opte pelos varais retráteis ou de embutir. Diferente da versão de teto, que fica fixa e sempre aparente, esses podem ser facilmente escondidos quando não estão em uso. Os modelos metálicos prontos, ficam fixos na parede mas ficam pouco perceptíveis quando recolhidos, enquanto os de embutir podem ser instalados sob medida, como uma espécie de gaveta anexa aos armários.

7. Use uma tábua de passar dobrável ou embutida

Super versáteis, as tábuas dobráveis podem ser guardadas em armários. Outra opção é já prever no projeto uma tábua embutida, que fica fixa no móvel. Lembre-se que será preciso um espaço de circulação ao redor para tornar o seu manuseio mais confortável.

Agora que você já descobriu o que precisa para organizar e otimizar espaço em lavanderias pequenas, veja também as nossas dicas para uma lavanderia bem planejada e sugestões para decorar também lavanderias médias e grandes.

VOLTAR PARA O TOPO