BLOG

Dicas

Lavanderia pequena, média ou grande: o que se atentar em cada situação de projeto

03/10/2022

A lavanderia pode até ser não ser o primeiro ambiente a ser priorizado numa reforma, mas se engana quem acha que ela deve estar fora dos planos. Cozinha e área de serviço integradas são cada vez mais comuns e, esteticamente, precisam estar em harmonia. Mas, além da parte visual, esse lugar merece toda a atenção já que poderá definir a dinâmica do lar e precisa ser funcional. “É exatamente o espaço que pode organizar ou não a rotina da nossa casa”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura.

Mas então o que considerar no projeto? Separamos algumas dicas importantes e que podem ser feitas de acordo com a sua necessidade, seja para uma lavanderia planejada e grande, com espaço suficiente para realizar outras tarefas além da habitual lavagem de roupas, ou como organizar uma área de serviço pequena e, ainda, as de tamanho médio. Em todas, sempre levando em conta o máximo de praticidade, conforto e saúde aos moradores!

Lavanderias pequenas: tanque ou cuba, o que usar?

Primeiramente, pense se você precisará ter um móvel numa lavanderia pequena e se haverá algum eletrodoméstico, como uma lava e seca, por exemplo. A arquiteta lembra que para uma lavanderia ser considerada pequena, ela deve ter no mínimo a metragem de 1,40 m x 1,40 metros. Nesse espaço, você pode usar um tanque bem pequeno ou até mesmo uma cuba. "Algo realmente só para você jogar uma água e tirar a sujeira”, define a arquiteta.

Para te ajudar no projeto, a cuba de sobrepor Q8 da Incepa tem os tamanhos ideais para um espaço como este, já que oferece uma profundidade ideal para lavagens que exijam algum procedimento de molho. Para quem busca opções mais tradicionais, há os tanques pequenos, como o modelo PP suspenso. As duas propostas permitem a colocação de um gabinete para armazenar outros utensílios embaixo e, assim, manter o ambiente organizado. Inclusive, uma solução prática e pronta para instalar é a versão deste tanque que já vem com gabinete.

Outra sugestão para ajudar na organização de lavanderias menores é usar prateleiras ou pequenos nichos nos espaços superiores, aproveitando o ambiente verticalmente com mais lugar de armazenagem.

Armários, gaveteiros e varal suspenso em lavanderias médias

Para quem tem uma lavanderia de 2x2 metros, que pode ser considerada uma área de serviço de tamanho médio, é possível acrescentar com praticidade armários multiuso de uma ou duas portas, na lateral ou em frente ao tanque e lavadoras. “Sem ocupar muito espaço, você consegue colocar armários altos, sem divisórias, para acomodar vassouras, rodos e baldes”, relata Cristiane.

Um tanque pequeno ou médio com coluna são as melhores opções para equilibrar as demandas de diversas lavagens, caso o ambiente seja usado por mais pessoas do que um casal. Caso use pouco, também é possível usar cubas de sobrepor ou embutir com maior profundidade.

Outra opção dada pela arquiteta para aproveitar o espaço disponível em 4 m², é colocar um gaveteiro e um balcão ao lado ou em frente ao tanque, além de um varal de teto para a secagem da roupa. Esses ítens facilitarão na organização e no manejo diários das roupas e utensílios da lavanderia. Para esse tipo de projeto, não tenha dúvidas em apostar no modelo de tanque M com coluna, da Incepa, ou até mesmo um tanque P suspenso, que permite usar o máximo de espaço.

Tanque em dose dupla, tábua de passar e a disposição do varal e dos armários em lavanderias grandes

Embora haja diversas opções versáteis no mercado, o varal também precisa de uma disposição correta para a secagem adequada da roupa, principalmente quando ele estiver suspenso. Nas lavanderias grandes, com cerca de 12 m² (4x3 metros), onde há mais mobilidade, você pode colocar as varetas do varal na posição perpendicular à janela para garantir uma secagem uniforme da roupa. “Se você colocar na posição paralela, a roupa demora a secar, devido ao contato direto com o vento em um lado só”, indica Cristiane.

Outra dica importante dada pela arquiteta para quem tem espaços dessa metragem para cima, é usar dois tanques de tamanhos grandes ao invés de apenas um. Isso porque geralmente quem tem um espaço desse na residência atende a uma família de pelo menos 5 e 6 pessoas, entre crianças e adultos, além de pets. Dois tanques facilitam nos afazeres desse lar, pois enquanto um é usado para deixar a roupa de molho o outro permite que você lave os potes e outros acessórios dos pets, por exemplo. Isso ajuda a dividir as funções”, declara Cristiane. A Incepa tem o modelo de tanque tamanho G que é ideal para essa situação.

Tanque G, com coluna

É importante considerar que tanto os pets como as crianças precisam ser consideradas no projeto de lavanderia e na hora de pensar a disposição dos armários. É preciso avaliar os riscos oferecidos ao deixar os produtos de limpeza em prateleiras ou armários de fácil abertura na parte baixa do ambiente. “É melhor subir tudo. Quando o armário é fechado e está na parte inferior do espaço, você pode pensar em puxadores que dificultem o fácil acesso”, explica.

Por fim, Cristiane Schiavoni sugere que em um espaço livre como esse, você poderá abrir uma tábua de passar roupa dentro da própria lavanderia, sem precisar levá-la para outros ambientes, como acontece em espaço menores. “Numa lavanderia grande, a gente faz um espaço em forma de quadrado para que todas as atividades sejam feitas lá”, declara.

Acompanhe a Incepa nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da marca!

VOLTAR PARA O TOPO