BLOG

Dicas

3 dicas para não ter medo de usar cores fortes no banheiro

22/12/2021

Alegria e esperança são alguns dos votos geralmente feitos quando um novo ciclo está prestes a começar. Dentro dos lares, a busca por renovação também carrega essas duas características, especialmente neste momento em que as pessoas estão voltando a receber amigos e familiares em casa. Para trazer essa atmosfera e não fugir das tendências, nada melhor do que apostar nas cores do ano de 2022.

Anualmente, as principais marcas e consultorias cromáticas estabelecem uma ou mais cores para representar o ano seguinte. As tonalidades costumam ser escolhidas com base nas tendências de comportamento, nos acontecimentos do ano anterior e nas expectativas para o futuro. 

Essa proposta já diz muito a respeito das cores de 2022. Afinal, após um longo período de transformações e isolamento social, o ano deve funcionar como um respiro de renovação e otimismo. 

Essa é justamente a ideia por trás do violeta Very Peri, a cor do ano eleita pela Pantone. O anúncio da marca, que era o mais aguardado pelos mercados de design, arquitetura e moda, mistura uma proposta futurista e intrigante com uma energia de esperança. 

(Foto: Divulgação/Pantone)
 

"Abrangendo as qualidades dos azuis, mas ao mesmo tempo possuindo um subtom vermelho-violeta, PANTONE 17-3938 Very Peri tem uma atitude alegre e positiva e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade sem precedentes e a expressão imaginativa", explicou Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute.

 

Novas energias, euforia e alívio também fazem parte do conceito por trás de Eclipse, a cor de 2022 da Suvinil. A tonalidade escolhida pela marca brasileira consiste em um verde fresco que remete a uma ideia de recomeço. Segundo a fabricante de tintas, ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e a vibração inovadora das novas gerações. 

 
Ambiente decorado pela Suvinil com a cor Eclipse (Foto: André Klotz)

 

Como combinar as cores do ano em casa?

 

Apesar de inesperada, a combinação entre as cores do ano das Suvinil e da Pantone é capaz de criar ambientes irreverentes. Seja para aqueles que gostam de ousar no décor ou para os que preferem um estilo mais neutro, os dois tons podem funcionar super bem juntos, já que, além de alegres, eles conversam de forma harmoniosa.

 

Além disso, a versatilidade dessas cores permite que elas ganhem espaço em todos os cômodos da casa. Nos banheiros, que geralmente são conhecidos por contar com uma paleta neutra, as tonalidades do ano podem criar decorações únicas e repletas de personalidade.

 

Círculo cromático

A primeira dica para perder o medo de apostar em tons vibrantes na decoração é utilizar um círculo cromático. Basicamente, esta é uma ferramenta que pode auxiliar na hora de criar uma paleta de cores equilibrada para um projeto. Assim, além do Very Peri e o Eclipse, que são cores análogas, o círculo ajudará a encontrar outros tons para compor o décor.

 

Crie em pontos de cor

Apostar no verde do ano da Suvinil e no tom de violeta da Pantone não significa ter apenas essas cores na decoração. Na verdade, elas podem aparecer somente em alguns itens, como em um móvel ou uma parede, por exemplo. Uma dica é experimentar louças, revestimentos e um mobiliário mais neutro, o que pode trazer mais equilíbrio ao décor.

Cuba de apoio Platinum P6 Stone

Em um banheiro ou lavabo, por exemplo, a cuba de apoio Platinum P6 na cor Stone da Incepa é uma ótima pedida para contrastar de forma harmônica com o verde Eclipse. O tom de cinza da peça também pode se estender para outros itens da decoração, incluindo a bacia sanitária, visto que também conversa muito bem com o Very Peri. 

Utilize itens fáceis de personalizar 

Que atire a primeira pedra quem nunca enjoou de uma decoração. Ao pensar em cores vibrantes, essa costuma ser uma das principais preocupações das pessoas. Afinal, a combinação entre esses tons é mais marcante e, consequentemente, pode se tornar cansativa para algumas pessoas depois de um tempo.

 

Por conta disso, outra dica para não deixar a inovação de lado e apostar nas cores do ano é optar por ferramentas que você pode mudar facilmente, sem precisar de grandes obras. Para isso, pintar azulejos ou utilizar papéis de parede vinílicos são alternativas práticas, rápidas e que podem funcionar em todos os cômodos da casa, incluindo as cozinhas e os banheiros. 

 

Mas se você quer uma combinação de personalidade e já está pronto para cor sem medo, que tal conhecer as louças sanitárias coloridas da Incepa? No blog tem dicas para você usá-las na decoração de lavabos e banheiro de diversos estilos e tamanhos. 

 
VOLTAR PARA O TOPO