BLOG

Decore

Banheiro lilás: como decorar com a cor do ano 2022 da Pantone

22/12/2021

Depois de um longo período de isolamento social e ressignificação, os últimos meses de 2021 têm sido marcados por reencontros e ansiedade em relação ao que está por vir. Estes sentimentos se encontraram na cor de 2022 da Pantone, a consultoria cromática mais importante do mundo. Denominado Very Peri, o tom consiste em um azul avioletado futurista, muito parecido com um lilás, que desperta criatividade, esperança e acolhimento.

A tonalidade chamou atenção por remeter à inovação e à modernidade, refletindo as transformações enfrentadas pelo mundo nos dois últimos anos. Além disso, o Very Peri reforça um sentimento instigante sobre o futuro, especialmente ao considerar que a cor foi escolhida para representar um ano de retomada.

Foto: Divulgação/Pantone

 

"Abrangendo as qualidades dos azuis, mas ao mesmo tempo possuindo um subtom vermelho-violeta, PANTONE 17-3938 Very Peri tem uma atitude alegre e positiva e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade sem precedentes e a expressão imaginativa", explicou Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute.

 

O dinamismo do Very Peri reflete também a presença da tecnologia no dia a dia da sociedade ao longo dos últimos meses. Em meio ao uso intenso de aplicativos de chamada de vídeo, discussões sobre metaverso e até exploração espacial, não dá para negar que 2021 foi marcado por inovações, que devem se estender ao longo do próximo ano.

 

A cor vai também na contramão da calmaria dos tons escolhidos pela Pantone para 2021. No ano passado, a marca anunciou duas cores para representar este ano — o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. Após um ano de incertezas, as tonalidades refletiam equilíbrio, introspecção e resiliência, enquanto o mix entre elas trazia uma ideia de “luz no fim do túnel”. 

 

Como nos anos anteriores, a revelação da cor do ano da Pantone foi um dos assuntos mais aguardados pelo universo do design, da arquitetura e da moda. Assim, a tonalidade deve ganhar cada vez mais espaço dentro dos lares, inclusive em projetos de banheiros e lavabos!

 

Bacia Neo e cuba Platinum P8, no acabamento Stone

Como usar a cor do ano de 2022 da Pantone na decoração? 

  Alegre e chamativo, o Very Peri é extremamente versátil e pode ganhar espaço em todos os locais da casa. Seja na mobília ou nos revestimentos, a cor do ano da Pantone é uma excelente opção para quem busca sair das paletas neutras tradicionais e criar um detalhe no décor sutil e bem humorado. 
 

Além disso, para os que buscam combinações mais ousadas, a tonalidade também pode ser combinada com outros tons vibrantes, resultando em uma estética alegre.


Bacia Boss e Cuba Q2 no acabamento branco brilho da Incepa

 

Mas como ter um banheiro na cor de 2022? O tom pode ser utilizado para revestir uma única parede do ambiente e contrastar com as cores neutras das louças sanitárias, revestimentos, móveis e itens decorativos do local. Ao combiná-la com a cuba de semiencaixe Q2 da Incepa, na cor branco brilho, a tonalidade contribui para a criação de uma atmosfera elegante e repleta de personalidade.

Já para os que preferem apostar em ambientes ainda mais discretos, o Very Peri pode aparecer apenas nos acessórios. Dessa forma, é possível adicionar toalhas, objetos decorativos e até mesmo um quadro no tom do ano da Pantone.

Cuba de sobrepor Q2 no acabamento branco brilho.

Outra opção é manter os revestimentos neutros e também as louças sanitárias, mas mudar a cor do mobiliário, como é o caso deste exemplo com a bacia Boss. A combinação é capaz de reforçar a estética clean e moderna do banheiro ou lavabo e para fazer como neste exemplo basta adesivar o móvel.

 

Quer mais ideias para decorar que fogem do tradicional branco? No blog da Incepa ensinamos como compor um lavabo preto de impacto nos mínimos detalhes, inclusive com louças escuras. 

 
VOLTAR PARA O TOPO